Se você está buscando pelos melhores drones agrícolas disponíveis no mercado, especialmente por querer garantir um excelente custo-benefício, nós podemos te ajudar.
Atualmente, o uso de aeronaves no meio agrícola, especialmente os drones, se tornou algo de extrema importância, oferecendo diversos benefícios de controle, gerenciamento, segurança e até mesmo otimização dos processos agrícolas.
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), hoje já são mais de 2,5 mil drones agrícolas registrados no Brasil, com a previsão que esse número ultrapasse as 90 mil unidades até 2026, principalmente pela alta eficiência desses equipamentos.
Conheça a seguir os principais modelos de drones no mercado agrícola, conhecidos por terem características e benefícios únicos.
Melhores Drones Versáteis do Agro: Mapeamento, pulverização e dispersão
Por mais que existam drones direcionados somente para uma finalidade, como pulverização, dispersão e outros, ainda sim, existem modelos considerados versáteis.
Ou seja, são drones que conseguem realizar ambas as funções, facilitando o seu dia a dia e reunindo tudo em um só equipamento. Os considerados melhores drones com essa característica versátil, são:
Drone DJI Agras T20P
Conhecido por ser leve, ágil e poderoso, o Drone DJI Agras T20P é um dos principais destaques da marca chinesa referência em drones por todo o mundo.
Começando pela sua capacidade de carga, esse drone consegue transportar uma carga útil de pulverização de até 20 kg e uma carga útil de dispersão de até 35 litros (25 kg), possibilitando um processo de pulverização bastante preciso, alcançando grandes áreas.
Ele vem acompanhado sistema de pulverização dupla atomizada, ajudando na pulverização uniforme no ambiente, economizando insumos e garantindo uma cobertura ampla do ambiente.
Além disso, em questão de controle e mapeamento, esse drone também ganha bastante destaque pelos seus recursos presentes, como o DJI Terra, sensor que faz percepção situacional 3D avançado.
Outros recursos de grande importância precisam ser levados em consideração também, como radar de matriz faseada ativa e visão binocular, conseguindo fazer um mapeamento completo na área e oferecendo ao controlador um controle preciso.
Conheça mais o Agras T20P:
Drone DJI Agras T40
Para os agricultores que precisam principalmente de eficiência e capacidade de carga para pulverização, o Drone DJI Agras T40 é hoje um dos mais indicados e procurados no mercado agrícola.
Um dos grandes destaques do equipamento pode ser dito pelo seu revolucionário design de rotor coaxial duplo, permitindo que ela tenha uma capacidade de carga para pulverização de 40 kg e uma carga de dispersão de 50 kg (70 litros).
Ou seja, o Agras T40 é um drone criado principalmente para pulverização, tendo a capacidade de alcançar uma grande área.
No entanto, além da sua capacidade de carga, esse drone se destaca bastante pela versatilidade, podendo ser usado para outras funções como o mapeamento, inclusive um dos seus grandes fortes, devido especialmente o radar de matriz faseada ativo e a visão binocular.
Conforme divulgado pela marca, o modelo hoje tem a capacidade de mapear e pulverizar cerca de 21,3 hectares de área por hora, com uma dispersão média de 1,5 toneladas de insumo por hora.
Conheça mais sobre Agras T40
Melhores Drones de Pulverização
A pulverização de insumos é uma das principais atividades do campo, especialmente para garantir a saúde e desenvolvimento do plantio.
E, para você que precisa realizar essa atividade de forma mais intensa, saiba que existem drones específicos para pulverização, áreas onde eles mais se destacam e oferecem maior eficiência.
Alguns dos melhores drones agrícolas para essa finalidade hoje no mercado são:
Drone Pulverizador DJI Agras T30
Possuindo um sistema completo e tecnológico, que permite uma pulverização especialmente em áreas mais densas, o Drone Pulverizador DJI Agras T30 possui diversas características de destaque em alta produção e eficiência.
Com carga máxima de 40 kg e um tanque de pulverização que suporte até 30 litros de insumos, o modelo consegue trazer uma boa eficiência, sendo recomendado principalmente para plantações frutíferas, devido ao seu layout de 16 bicos que melhora a penetração das gotas.
Outro grande destaque do modelo pode ser dado ao seu sistema de radar esférico, permitindo que o drone faça uma distribuição dos insumos de forma equivalente em toda a área, além de mais segurança durante o uso.
Segundo divulgado pela marca, o modelo hoje consegue fazer a pulverização de 16 hectares de terra por hora, com um diâmetro médio de pulverização de 9 metros.
Por fim, mas não menos importante, o DJI Agras T30 vem equipado com câmeras FPV duplas, permitindo que o controlador tenha uma visão mais ampla e precisa da plantação, garantindo maior eficiência.
Conheça mais sobre o modelo Agras T30
Drone Pulverizador DJI Agras MG-1P
Com um design e sistema de pulverização inovador, com altíssima eficiência no campo, o Drone Pulverizador DJI Agras MG-1P ganha bastante destaque e merece ser citado na lista dos melhores drones agrícolas.
Começando pela sua tecnologia, esse modelo possui um alcance maior do que outros modelos, conseguindo se estender por até 3 km e ainda mantendo uma transmissão de vídeo de alta resolução dentro dessa faixa, garantindo a segurança do voo.
Esse modelo vem equipado com um tanque de pulverização com capacidade para até 10 litros, permitindo a pulverização de grandes áreas e com uma boa agilidade, principalmente por ser um modelo leve, com uma estrutura feita em fibra de carbono.
Outro grande destaque vai para suas câmeras que são do tipo grande angular com 123°, conseguindo transmitir uma visão clara e precisa do ambiente, usando ainda a tecnologia FPV.
Vale citar que outros pontos também ganham bastante destaque nesse modelo de drone na atualidade, como:
- Radar de alta precisão;
- Modo de controle Multi-Trafic: capacidade de controlar várias unidades a partir de um único controle;
- Proteção IP67 contra água e sujeira;
- Sistema de sensores precisos;
- E muito mais.
Drone Pulverizador DJI Agras T20
Considerado por ser leve e poderoso, o Drone Pulverizador DJI Agras T20 é um modelo criado para aqueles que não precisam pulverizar grandes áreas, porém, buscam por eficiência.
Isso porque, esse modelo possui um porte relativamente menor do que as outras opções disponíveis no mercado, com uma capacidade de pulverização de até 20 kg e uma carga útil de dispersão de até 35 litros (25 kg).
Assim, diante disso, esse equipamento tem a capacidade de cobrir áreas médias de 2 hectares por hora (terreno agrícola), ou em caso de pomares, de até 2,6 hectares por hora.
Além disso, esse modelo consegue se desempenhar muito bem, especialmente pelos seus diversos sensores e tecnologias embarcadas, como o seu sistema de pulverização dupla atomizada, DJI Terra (software de mapeamento), radar de matriz faseada ativa e visão binocular.
Esse modelo também vem equipado com uma proteção do tipo IPX6K, possibilitando um uso do equipamento até mesmo em áreas mais úmidas ou molhadas, sem risco de danificar o drone.
Lembrando que esse modelo também tem como recomendação principal o uso em plantações frutíferas, devido a sua capacidade de dispersão.
Drone Pulverizador DJI Agras T10
Indicado para agricultores iniciantes que desejam automatizar e trazer tecnologia para suas plantações, o Drone Pulverizador DJI Agras T10 está na linha inicial dos drones agrícolas, mas com alta tecnologia e eficiência.
Por ser considerado de porte inicial, o modelo T10 possui um tanque de pulverização de 8 litros, esse que mesmo menor do que outras opções, consegue fazer uma cobertura completa em boa parte da área plantada.
Segundo divulgado pela marca, o modelo DJI Agras T10 consegue fazer a cobertura de uma área equivalente a 6 hectares, além da boa eficiência energética, possuindo um sistema de bateria de 9.500 mAh e estações de tratamento automatizadas, conseguindo carregar totalmente uma bateria em 10 minutos.
Além disso, ele é um dos únicos drones iniciantes no mercado de pulverização, a possuir a tecnologia FPV em câmeras duplas, permitindo que o controlador faça um voo em primeira pessoa e com muito mais eficiência.
Sem contar que ele também vem acompanhado de inúmeras tecnologias que ajudarão no voo e eficiência, como:
- Sistema de radar esférico;
- Resistência geral à água IP67;
- Operação de alta precisão totalmente autônoma;
- Plataforma na nuvem Smart Agriculture;
- E muito mais.
Por fim, devido ao seu porte maior, esse drone também pode ser dobrado, conseguindo ser até 70% mais compacto durante o transporte.
Drone Pulverizador S50
Projetado para oferecer uma alta eficiência na dispersão de insumos agrícolas, o Drone Pulverizador S50 está dentre um dos mais procurados e conhecidos do mercado.
Equipado com tanques separados, esse drone consegue fazer a pulverização tanto de líquidos, quanto de sólidos, equipado com bicos centrífugos automatizados, garantindo a distribuição programada e inteligente de ambos os materiais.
Atualmente, esse equipamento possui a capacidade de pulverizar 40 litros de spray e 60 litros de dispensador de sólidos por voo, conseguindo alcançar uma área média de 20 hectares por hora.
Devido aos seus bicos dispersores de alta eficiência, o S50 consegue ter um diâmetro de dispersão médio de 10 metros, sendo um dos maiores da categoria, além de uma vazão máxima de pulverização de 13,5L/min.
Por fim, mesmo não sendo direcionado muito para mapeamento de áreas, o modelo vem equipado com diversos sensores e câmeras, essas que monitoram o voo e garantem a dispersão controlada de insumos.
Melhores drones de mapeamento de plantios e análise da saúde da vegetação
Principalmente em grandes áreas, fazer o mapeamento do plantio e analisar constantemente como está a saúde da vegetação, são pontos de extrema importância para o bom desempenho das plantações.
E, para auxiliar nisso, hoje existem diversos drones destinados ao mapeamento e análise, possuindo uma série de tecnologias que facilitam nesse processo.
Veja a seguir, quais os melhores drones agrícolas para quem busca essas qualidades, na intenção de ter um acompanhamento completo do plantio.
Drone DJI Mavic 3M Multispectral
Sendo um dos mais compactos e leves da categoria, o Drone DJI Mavic 3M Multispectral é uma opção para quem busca uma alta qualidade de mapeamento e uma tecnologia excepcional.
Começando pelo seu conjunto de câmeras, o modelo vem equipado com uma câmera multiespectral, além de um conjunto RGB, proporcionando um mapeamento e análise da vegetação de forma mais precisa.
Além disso, ele também pode ser equipado ainda com o módulo RTK, esse que consegue permitir um posicionamento a nível centimétrico, capturando com precisão a localização do centro de imagem de cada câmera.
Outro grande benefício desse modelo pode ser citado pela sua autonomia, onde devido o seu peso leve, ele consegue ter um tempo de voo de até 43 minutos, conforme divulgado pela marca, permitindo um mapeamento de até 200 hectares de área em apenas um voo.
Alguns outros pontos que fazem o DJI Mavic 3M Multispectral ser um dos mais interessantes no nicho, são:
- Detecção de obstáculos omnidirecional;
- Função de mapeamento exclusiva para pomar;
- Plataforma DJI Terra / DJI SmartFarm;
- Rotas em 3D;
- Exploração de campo e recursos naturais inteligente;
- Sensor de luz para captação de irradiação solar;
- E muito mais.
Conheça mais sobre o DJI Mavic 3M Multispectral
Drone DJI Phantom 4 Multispectral
Ganhando destaque pela capacidade e precisão de mapeamento e controle de cada centímetro do plantio, o Drone DJI Phantom 4 Multispectral é um dos líderes em tecnologia e desempenho.
Começando pela sua capacidade de monitoramento, ele vem equipado com sistema de imagens multiespectrais perfeitamente integrado, criado para missões agrícolas, monitoramento ambiental e muito mais.
A coleta das imagens agrícolas é feita diretamente por um conjunto multiespectral com um arranjo de 5 câmeras RGB, inclusive com infravermelho próximo, junto a um sistema de estabilização do tipo gimbal. Ou seja, imagens de alta qualidade e rica em detalhes, permitindo um monitoramento altamente preciso e inteligente.
Outro grande destaque é a autonomia que esse modelo oferece, onde graças ao seu sistema OcuSync, o equipamento consegue um tempo máximo de voo de 27 minutos e até 7 km de alcance de transmissão, permitindo o uso em grandes áreas.
E, não para por aí, outros grandes benefícios que podemos citar nesse modelo, são:
- Possibilidade de análise preliminar do Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI);
- Sistema TimeSync DJI: permite coleta de dados em nível de centímetros;
- Compatível com a Estação móvel D-RTK 2 e NTRIP;
- Possibilidade de voos planejados através de mapeamento;
- Sensor solar espectral integrado com capacidade de capturar radiação solar em diferentes períodos do dia;
- E muito mais.
O Phantom 4 Multispectral encontra-se fora de linha, porém o preço pode ser bem atrativo. Considere o Mavic 3M Multispectral que tem características técnicas similares e um ótimo custo-benefício.
Conheça mais sobre o DJI Phantom 4 Multispectral
Drone DJI Phantom 4 RTK
Ideal para voos em baixa altitude e uma altíssima qualidade de resolução, o
Drone DJI Phantom 4 RTK ganha destaque e uso em diversas áreas, incluindo zonas agrícolas;
Possuindo o módulo RTK, esse drone consegue oferecer dados de posicionamento a nível centimétrico, isso uma altíssima precisão e qualidade de imagem, permitindo o mapeamento e análise completa da plantação.
Além disso, junto ao módulo, o drone vem acompanhado também com o sistema TimeSync, esse que realiza um compilado automático das fotos registradas, otimizando os dados e permitindo um alcance detalhado da plantação.
As câmeras do DJI Phantom 4 RTK possuem uma resolução de 20mp e graças a boa qualidade, consegue imagens detalhadas a um raio de 100 metros, permitindo fotogrametria em 2D e 3D.
Por fim, hoje ele é um dos mais completos do mercado, vindo acompanhado de diversos outros recursos que auxiliam no mapeamento como o aplicativo DJI GS RTK que otimiza o fluxo de trabalho e análise da área.
Conheça mais sobre o Phantom 4 RTK
Drone Parrot Bluegrass Fields
Conhecido pelo seu design aerodinâmico, permitindo voos mais eficientes, e um piloto automático avançado, o Drone Parrot Bluegrass Fields possui bastante destaque.
No seu conjunto de câmeras, essa aeronave vem equipada com 2 câmeras embutidas, uma câmera de vídeo e um sensor multiespectral Parrot Sequoia, permitindo uma análise completa e detalhada da plantação, sendo inclusive um dos mais precisos do mercado.
Além disso, outro grande destaque é a sua autonomia, podendo cobrir em cada voo uma faixa média de 60 hectares a uma altitude de voo de 120 m. Sem contar que o modelo possui uma alta precisão, conseguindo ser controlado com qualidade em uma distância de até 2 km.
Outro ponto de destaque no Parrot Bluegrass Fields, é o fato do modelo ser compatível com diversos softwares de grande destaque no mercado, como o Pix4Dcapture, um dos mais completos apps para planejamento de voo, com recursos únicos.
Por fim, devido ao seu tamanho reduzido, boa aerodinâmica e os seus inúmeros sensores, muitos usuários afirmam que ele é hoje um dos mais fáceis e simples de pilotar, ideal para profissionais que não tem tanta experiência com drones.
Conheça mais sobre o drone Parrot Bluegrass Fields
Acessórios obrigatórios para drones agrícolas
Baterias Extras
O drone agrícola possui bateria interna que permite autonomia durante os voos. Porém, para melhor eficiência, é recomendado ter uma bateria extra para casos de pane na peça principal ou caso haja algum imprevisto.
Nestes casos, a bateria extra vai permitir que o voo seja realizado com mais segurança, aumentando o seu tempo de uso e permitindo uma troca rápida.
O recomendado é possuir pelo menos 2 a 4 baterias extras. Isso porque, cada bateria proporciona em média de 10 a 20 minutos de voo, permitindo que você consiga abranger toda plantação.
Fique atento ao modelo do seu drone, existe um tipo específico de bateria para cada modelo.
Gerador de energia para drones
O gerador de energia para drones agrícolas é um acessório muito útil. Isso porque o tempo de autonomia de voo varia entre 10 e 22 minutos, mas o carregamento tradicional demora mais de 60 minutos.
Ou seja, o tempo carregando é superior ao tempo que o drone agrícola passa trabalhando. Com o gerador de energia o carregamento se torna muito mais rápido e o tempo de voo do drone aumenta significativamente.
Além disso, o equipamento pode ser transportado para regiões mais remotas, onde nem sempre é possível ter acesso a energia elétrica por cabos. O gerador de energia para drones é leve e fácil de ser transportado.
Estação móvel e base RTK
A estação móvel é a base que recebe os dados de localização em tempo real enviados pelo drone. Essa peça ajuda a identificar exatamente o posicionamento do drone e assim definir sua direção.
Essa base pode ser transportada, o que torna o uso muito mais prático já que permite receber os dados de localização do drone de onde estiver.
A base RTK é o sistema de correção do posicionamento que envia para a estação os dados de posicionamento do equipamento. Dessa forma a base RTK trabalha junto com a estação móvel para que o piloto tenha total controle do drone, de sua localização e direção.
Por fim, é um equipamento altamente interessante e que pode proporcionar uma excelente eficiência de voo.
Tanque misturador de calda para drones
Como o drone possui uma autonomia de voo pequena, ter um equipamento que agiliza o trabalho é essencial. O tanque misturador de calda para drones agiliza o abastecimento do pulverizador e permite que o processo seja muito mais ágil.
Através do tanque misturador a otimização da aplicação dos produtos nas plantações é muito maior, aumentando assim o aproveitamento do tempo de serviço.
O que é um drone agrícola?
O drone agrícola é um equipamento de voo criado para auxiliar produtores rurais nas mais diversas tarefas no campo, principalmente aquelas que precisam ser realizadas em larga escala ou em áreas de mais difícil acesso.
Esses equipamentos são construídos com características específicas para atender as necessidades do agronegócio. Cada drone geralmente é direcionado para determinado tipo de uso específico, variando conforme as necessidades do produtor.
Por exemplo, esses modelos podem ser equipados com sensores para coletar dados sobre a saúde das plantações, identificando pragas, doenças e necessidades de irrigação, controle, pulverização e muito mais.
Hoje, os drones contribuem para diversos quesitos, como:
- Otimização de recursos;
- Aumento da produtividade;
- Redução dos impactos na plantação;
- Redução de custos e muito mais.
Como analisar drones agrícolas: Características essenciais dos melhores drones
Antes de saber qual é o melhor drone agrícola, é necessário saber qual será seu segmento de atuação.
Até porque, hoje, você consegue encontrar drones agrícolas dos mais diversos modelos, podendo ser usado para pulverização de plantações, análise de saúde e estado do plantio, mapeamento de área e muito mais.
Veja a seguir, alguns pontos importantes que você precisa levar em consideração no momento de escolher o seu equipamento:
Capacidade de Carga e Alcance do Drone
Primeiramente, antes de adquirir um drone, principalmente para finalidade agrícola, é muito importante ver se ele atende as capacidades mínimas que você necessita no seu dia a dia.
Dessa forma, começando pela capacidade de carga, você precisa verificar se o modelo consegue realizar o transporte dos insumos corretamente.
Quanto mais insumos o equipamento conseguir carregar, mais vantajoso será para a sua plantação, conseguindo, por exemplo, pulverizar grandes áreas sem precisar recarregar.
Além disso, o drone em muitos casos é um equipamento fortemente usado para alcançar grandes áreas, algo que não seria facilmente realizado pelo humano, especialmente pela dificuldade de acesso de alguns locais.
Nesse caso, no momento que estiver fazendo a análise de qual o melhor equipamento para o seu uso, leve em consideração também o alcance do drone, devendo ser uma ferramenta que consiga ter um bom alcance, principalmente se você deseja fazer o uso em grandes áreas.
Sensores avançados, recursos tecnológicos
Quanto mais avançado for o seu drone, mais fácil e preciso poderá ser o uso na agricultura, sendo fatores que influenciam diretamente na usabilidade e vantagens do produto.
Por exemplo, quanto mais avançados forem os sensores presentes no seu drone, mais ele conseguirá realizar o voo com segurança e precisão, trazendo para você um equipamento a mão e de grande eficiência.
Hoje, diversos equipamentos possuem tecnologias de sensoriamento e câmaras multiespectrais para diagnóstico preciso, auxiliando principalmente no mapeamento das áreas, trazendo resultados mais eficientes para o agricultor.
Alguns outros recursos tecnológicos também valem muito a pena de serem levados em consideração na escolha do seu drone agrícola, como:
- Mapeamentos de terrenos em 3D;
- Distribuição de sementes e fertilizantes uniforme;
- Detecção de doenças em plantações;
- Planejamento de voo autônomo;
- E muito mais.
Autonomia e durabilidade da bateria
Atualmente, um dos pontos mais negativos no uso de um drone, especialmente para finalidade agrícola, onde se torna necessário tempos de voo mais longos e mais detalhados, é a autonomia e durabilidade da bateria.
Nesse sentido, dentre os melhores drones agrícolas, é muito importante levar em consideração a capacidade da bateria, analisando se ela conseguirá atender bem a sua demanda, sem precisar interromper o voo com frequência para trocar ou recarregar baterias.
Leve em consideração fatores importantes, como: autonomia do equipamento no ar, quantidade de baterias extras necessárias, tempo de carregamento médio e muito mais.
Hoje, com o crescimento da tecnologia, alguns drones agrícolas já conseguem ter autonomias razoavelmente boas, com durabilidade média variando de 20 a 30 minutos, mesmo com todos os recursos ativos, como sensores, câmeras e outros.
Faça uma análise completa antes de adquirir o seu equipamento, garantindo o melhor custo-benefício.
Perguntas Frequentes
Quais são as principais marcas e modelos de drones voltados para o Agronegócio do Mercado Brasileiro?
As principais marcas e modelos de drones voltados para o agronegócio do mercado brasileiro são a DJI AGRAS Séries e Parrot Bluegrass Fields.
Ambas comercializam drones desenvolvidos especificamente para o uso agrícola. A DJI Agras Series oferece produtos tecnológicos, mais opções de produtos e possui mais tempo de mercado, o que aumenta sua credibilidade.
Qual a diferença entre drones agrícolas e drones comuns?
A diferença entre drones agrícolas e drones comuns está principalmente nas diversas funções que o equipamento possui. Os drones agrícolas fazem a pulverização de plantações, possuem sistema de localização mais preciso e são mais estáveis.
Os modelos agrícolas também possuem mais acessórios, são maiores e modernos. Sua autonomia de voo é parecida com o drone comum, mas ele permite o uso de baterias extras.
Como os drones ajudam na detecção precoce de pragas na plantação?
Os drones ajudam na detecção precoce de pragas na plantação através das imagens geradas em seu sistema. Para isso, o drone deve voar por toda a plantação periodicamente.
Dessa forma qualquer mudança na vegetação, mesmo que pequena, será detectada através das imagens. Assim o tratamento do problema se torna muito mais eficaz, impedindo a perda de toda a safra.
Quais são as regulamentações específicas para o uso de drones na agricultura Brasileira?
As regulamentações específicas para o uso de drones na agricultura brasileira estão descritas na Resolução nº710, emenda 03 ao RBAC-E nº94. Essa resolução passou a vigorar a partir do dia primeiro de maio de 2023.
Com ela o processo de cadastro e uso do drone agrícola se tornou muito mais simples e fácil.
Dá para usar drones agrícolas em pequenas propriedades?
É possível usar drones agrícolas em pequenas propriedades, da mesma forma que em grandes espaços. Em propriedades menores o uso do drone é ainda mais eficiente pois com pouco tempo todo o plantio pode ser pulverizado.
Como o drone agrícola possui um tempo de voo de 10 minutos seu serviço precisa ser realizado em partes. Porém, nas propriedades pequenas o trabalho poderá ser realizado em menos tempo.
Quais são os tipos de drones para agricultura?
Existem basicamente 3 tipos de drones para agricultura, cada modelo com características e funções diferentes e subcategorias:
- Asa rotativa: Possui sistema parecido com o de helicópteros, com hélices giratórias e capacidade de sustentação de voo. Ele pode ser encontrado como helicóptero convencional ou Multimotor.
- Asa fixa: Esse modelo é mais parecido com um avião, pois possui asas fixas que não se movimentam e assim oferecem maior estabilidade para o drone.
- Asa híbrida: Como o próprio nome já diz, esse modelo de drone possui as asas fixas e também hélices móveis. Por isso ele possui mais estabilidade e também consegue levantar voo em qualquer lugar.
Conclusão
Agora conhecendo os melhores drones agrícolas, certamente você não enfrentará mais dificuldade em encontrar o modelo ideal e que melhor se encaixe com o seu perfil.
Até porque, essas aeronaves podem ser de extrema vantagem, garantindo um controle preciso e facilitando em atividades no campo.