Com o desenvolvimento da tecnologia, voar com os melhores drones de corrida se tornou algo totalmente possível por qualquer pessoa, ou seja, não apenas profissionais, possibilitando filmagens em alta velocidade e com muita adrenalina.
Dessa forma, você mesmo pode ter acesso a experiência única que um drone para filmagens rápidas pode oferecer, desta vez na vida real, diferente de jogos ou filmes.
Conheça a seguir hoje os considerados melhores drones de corrida do mercado, opções totalmente prontas para uso e que podem trazer uma experiência completa.
Esses são 5 melhores drones de corrida de 2024
Drone Racer Emax TinyHawk 2 Freestyle
Podendo voar a até 120 km/h, hoje o Emax TinyHawk 2 está na lista dos melhores drones de corrida estilo FPV do mundo.
Atualmente, além de ser um dos mais rápidos do mundo, ele também possibilita uma série de funções bem interessantes como o modo 100% livre, que para usuários profissionais, possibilita um uso total de todas as possibilidades do drone, inclusive permitindo que o ângulo do corpo do drone seja inclinado com o controlador.
No entanto, lembrando que ele tem o modo FPV comum, com toda a segurança e recursos, sendo também um drone controlável por iniciantes no ramo.
iFlight Defender 25
Conhecido pela estabilidade oferecida ao controlador, o iFlight Defensor 25 está dentre um dos mais rápidos e seguros do mercado.
Conseguindo chegar a uma velocidade próxima de impressionantes 100 km/h em modo manual, graças aos seus diversos sensores e o seu estilo do tipo woop, ele consegue se manter bastante estável no ar, permitindo imagens de alta qualidade e estabilidade.
Comparado ao seu concorrente direto, o DJI AVATA, ele consegue ser mais leve e mais livre, não necessitando registro para fazer a pilotagem, claro, desde que usado somente para diversão.
A única desvantagem dele, principalmente em comparação ao DJI AVATA é a sua autonomia, com um tempo de voo variando entre 5 a 12 minutos, dependendo do tamanho da bateria que você escolher.
DJI AVATA
Na lista dos melhores drones de corrida, especialmente para iniciantes, não poderíamos deixar de citar o DJI AVATA, hoje um dos melhores e mais recomendados da renomada DJI, uma das maiores empresas de drones do mundo.
Quando você combina o AVATA com os óculos e o controlador de movimento, o voo se torna acessível a todos, sendo um drone bastante flexível e de fácil comando.
Rodeado de diversos sensores, ele é um dos modelos com voo FPV mais seguros, com uma autonomia inclusive bastante interessante, circulando entre 18 a 20 minutos.
Além disso, a depender do kit escolhido, o modelo pode vir acompanhado com 3 baterias extras, proporcionando quase 1 hora de voo, sendo esse um grande diferencial.
Mesmo não atingindo velocidades exorbitantes, ele se torna uma das melhores opções para iniciantes que querem aprender e se aventurar no mundo do FPV.
Walkera F210 Professional
Se você está buscando um drone de cunho profissional, com a intenção de fazer filmagens e precisando de uma grande eficiência, o Walkera F210 Professional pode te atender muito bem.
Por ser um drone com foco no uso manual, recomenda-se a utilização desse modelo pelo público que já tem um bom histórico profissional e que tem experiência com esse drone, que possui um modo bastante livre.
Esse modelo de drone tem um tempo de duração média de 12 minutos, porém, conta com diversos recursos que podem ser interessantes especialmente no uso profissional, como visão noturna, bateria 40c 4S LiPo para alto nível e muito mais.
Flywoo Firefly Baby Nano
Flywoo Firefly é uma linha muito popular na linha de drones de corrida FPV compactos, mas com uma potência realmente invejável.
Mesmo sendo bastante pequeno, esse drone consegue atingir velocidades de até 80km/h quando utilizado no modo manual, conseguindo fazer um trabalho incrível, especialmente em imagens.
Um dos grandes benefícios desse drone é a facilidade que ele consegue oferecer para passar em cantos menores e mais estreitos, além de ser fácil de carregar.
No entanto, uma das desvantagens desse drone é que o seu modo manual é mais sensível, sendo essencial que você já tenha tido um pouco de experiência com drones FPV antes. Ou seja, para iniciantes não se torna a melhor opção.
Como escolher o melhor kit de Drone de Corrida?
Diferente dos drones convencionais, os modelos destinados a filmagens mais rápidas possuem algumas características diferentes, essas que precisam de uma atenção especial no momento da compra, podendo fazer diferença no seu uso.
Alguns pontos importantes que você precisa levar em consideração na escolha do drone de corrida, são:
Autonomia do drone e baterias extras
Uma das grandes desvantagens dos drones mais rápidos é diretamente a sua autonomia, consumindo muito mais bateria devido principalmente à sua potência.
Atualmente, até mesmo os drones mais caros do mercado oferecem autonomias não tão altas, geralmente não passando dos 25 minutos de uso.
Na escolha do seu kit de drone de corrida, leve em consideração a autonomia do equipamento, procurando pelos modelos que lhe oferecem o melhor tempo de voo.
Além disso, vale considerar os kits de drone de corrida que tenham baterias extras, permitindo a troca e uma melhor experiência durante o uso.
Portabilidade
Se você deseja utilizar o seu drone de corrida em viagens ou levar para cantos mais remotos, a portabilidade do kit deve ser algo levado em consideração.
Assim, não só o equipamento em si deve ter um tamanho que seja bom de carregar, mas também suas baterias, óculos de controle (caso tenha) e muito mais.
Alguns modelos hoje já oferecem kits completos e em tamanhos reduzidos, tornando o uso mais simples e fácil.
Sensores
Sim, um drone de corrida tem como foco oferecer um uso mais livre do equipamento, especialmente os modelos FPV.
Porém, hoje já existem alguns modelos de drones rápidos com sensores inteligentes, esses que permitem uma condução segura e ao mesmo tempo bastante completa.
Sensores como de proximidade, localização e outros, podem te ajudar bastante, especialmente se você é iniciante no uso de drones de corrida.
Resolução de câmera e acessórios
Até um tempo atrás, drones FPV e com foco em corrida de modo geral, não possuíam uma boa qualidade de câmera, sendo mais destinados para uso recreativo.
No entanto, com o desenvolvimento da tecnologia, os drones de corrida já oferecem uma alta qualidade de câmera, conseguindo filmar até em 4K 60fps sem dificuldade.
Ou seja, busque por modelos que tenham uma boa resolução de câmera, além de ficar atento aos acessórios de câmera do kit como lentes, formatos e outros.
Vale ficar atento também a capacidade de memória do drone, que para imagens de maior qualidade, irá consumir um maior espaço. Modelos que aceitam cartão de memória, por exemplo, podem valer muito a pena.
Como entrar em corridas profissionais de drones?
Além das filmagens, um mercado bastante procurado pelos usuários dos drones são as corridas, onde os usuários competem com seus equipamentos vendo qual o mais potente.
Atualmente, entrar no mundo das corridas profissionais de drones é uma jornada emocionante que exige dedicação, prática e um bom conhecimento técnico.
Para isso, podemos citar algumas dicas que podem te ajudar nessa jornada de se tornar um piloto profissional:
Se junte a uma liga
Boa parte das corridas de drones acontecem fora do Brasil, especialmente nos EUA, onde a primeira e principal forma de chegar até os campeonatos é se juntando a uma liga.
Isso porque, hoje no Brasil já existem diversas ligas de drones de corrida, onde grupos de pessoas treinam com o foco de competir, desenvolvendo habilidades e técnicas para vencer os campeonatos mundiais.
Dessa forma, para você que não pode ir direto para eventos como MultiGP, realizado a pouco tempo em Las Vegas, EUA, a melhor forma de começar no ramo da pilotagem profissional é buscando uma liga próxima, até mesmo para se profissionalizar.
Aprimore suas habilidades de pilotagem
Para entrar em corridas profissionais de drones e inclusive ter boas chances de vencer os campeonatos, a melhor forma é aprimorar suas habilidades de pilotagem.
Nesse caso, recomendamos começar com um drone básico FPV, entendendo o funcionamento e construindo habilidades com o equipamento, antes de investir em um profissional do tipo Race ou FPV mais forte.
Durante esse processo, você pode inclusive encontrar grupos de drone na sua região e participar de eventos para se conectar com outros pilotos e aprender com a experiência deles.
Aprenda as regras e regulamentos
Algumas regras e regulamentos são importantes para se tornar um piloto.
Sendo assim, busque se familiarizar com as normas da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), conhecendo as leis e regulamentos que regem o voo de drones no Brasil. Vale também conhecer as normas das legislações dos outros países, especialmente aqueles que você deseja competir.
Fique atento aos eventos
Praticamente todos os anos existem eventos com drones de corrida, sendo essa uma excelente oportunidade de você conhecer e frequentar algum desses.
Portanto, fique atento aos principais eventos e campeonatos, buscando treinar e se profissionalizar para competir.
Quais modalidades de drones corrida existem?
Além de conhecer os melhores drones de corrida, você precisa saber que existem algumas modalidades no mercado variando conforme características e especificações dos equipamentos.
Atualmente, as modalidades de drones de corrida são divididas da seguinte forma:
Tinywhoop
Drones micros de 65 até 95mm ideais para voos livres e geralmente com câmeras de boa resolução para filmagens com GoPro Lite ou Naked, uma Insta360 Go e até uma SMO 4K.
Prós
- Drone para filmagens internas;
- Peso abaixo dos 250g
- Boa autonomia de bateria;
- Geralmente com sensores;
- Drones pequenos e compactos (passando facilmente em locais apertados).
Contras:
- Não suportam ventos muito fortes;
- Frágeis;
- Não suportam o uso de GoPro completa.
Cinewhoop
Drones entre 2 e 5 polegadas com qualidade de câmera profissional, ideal para filmagens mais estabilizadas e com maior qualidade.
Prós
- Ideal para filmagens (drones com foco direto em filmagens);
- Controle mais preciso dos movimentos;
- Drones mais resistentes a batidas;
- Proteção adicional nas hélices, evitando acidentes;
Contras
- Baixa autonomia de bateria;
- Barulhento;
- Baixa aerodinâmica para filmagem em ambientes abertos.
Toothpick
Drones que variam do tamanho de 2 até 7 polegadas, mas com uma redução no seu peso e uma alta potência nos motores, proporcionando um uso com mais adrenalina.
Prós
- Leve e muito potente;
- Versáteis (podem ser usados para diversas funções como corridas, filmagens e outros);
- Boa autonomia de bateria;
- Fácil montagem e uso inicial.
Contras
- Motores expostos (ficando mais suscetível a acidentes);
- Sem proteção para hélices;
- Frágeis.
FPV
Drones geralmente no tamanho de 4 ou 5 polegadas indicados principalmente para uso profissional e hoje um dos mais buscados para quem procura drones potentes.
Prós
- Altamente versátil (indicado principalmente para uso profissional);
- Excelente para uso externo;
- Filmagens de alta qualidade e estabilidade;
- Alta resistência a quedas;
- Boa autonomia de voo;
- Ideal para estilo de voo livre e manual;
- Permite o uso de câmeras externas como kits GoPro completos (câmera e lente).
Contras
- Não muito indicado para uso interno;
- Difícil comando e uso para iniciantes;
- Sem proteção para hélices.
Racers
Drones de 4 a 5 polegadas, com foco principal em alta performance e ideal para realização de corridas.
Prós
- Boa aerodinâmica;
- Leve e muito potente;
- Focado em alta velocidade;
- Alta resistência contra quebras.
Contras
- Baixa autonomia de bateria;
- Sem proteção para hélices;
- Não recomendado para iniciantes.
X-Class
Drones maiores, com cerca de 10 a 15 polegadas, focados para manobras e também sendo eficientes para filmagens, geralmente possuindo boas câmeras, permitindo takes incríveis.
Prós
- Podem carregar muito peso (suportando assim cameras externas de alta qualidade);
- Boa autonomia de bateria;
- Versátil (pode ser usado para filmagens, manobras e muito mais).
Contras
- Custo elevado (montagem e investimento);
- Precisa de autorização para voo (sendo restrito o uso em diversos locais);
- Pesado e grande para transportar.
Perguntas Frequentes
Quais os melhores torneios de corrida de drone do mundo?
Atualmente, dentre os principais campeonatos de corrida para drones que existem no mundo, aqueles que mais se destacam são:
- Drone Racing League
- Red Bull Air Race World Championship;
- Campeonato Mundial de Corrida de Drones (DRWC);
- MultiGP;
- Campeonato Asiático de Corrida de Drones;
- Campeonato Europeu de Corrida de Drone.
Quais são as maiores premiações de torneios com drones?
As corridas de drones geralmente possuem premiações em dinheiro para os vencedores, chegando em U$2 milhões (cerca de R$ 10 milhões) para a equipe que vencesse o torneio da Drone Racing League.
Lembrando que o valor ganho nas corridas podem variar conforme o porte do evento, incluindo além de dinheiro, troféus, medalhas e muito mais.
Quanto ganham os pilotos de corrida de drones?
Segundo a indústria MFG Durável, local onde o evento Drone Racing League está localizado, o salário médio de um piloto de corrida de drones profissional ganha em média US$ 83.892 (acima dos R$ 400 mil/mês).
Portanto, são valores bem altos, e quanto maior sua experiência, melhor poderá ser o seu salário.
Conclusão
Conhecer os melhores drones de corrida com certeza pode te oferecer uma experiência única, ajudando na escolha desse equipamento que pode mudar completamente tudo que você conhece sobre o mundo dos drones.