Novidades

Corrida de Drone: O esporte aéreo Drone Racing

Para aqueles que gostam de sentir a adrenalina na pele, pilotando máquinas super velozes e desviando de obstáculos desafiadores, a corrida de drone é um esporte que cresce cada vez mais, sendo fortemente procurado.

Nessa modalidade de esporte que mais vem crescendo no mundo, os pilotos assumem o controle de drones especiais e produzidos para alcançar velocidades impressionantes, ultrapassando facilmente os 100 km/h no ar, guiados por óculos de realidade virtual ou FPV (First Person View).

O primeiro evento grande e oficial surgiu em 2015 na Califórnia, Estados Unidos, chamado de US National Drone Racing Championships, esse que obteve um grande sucesso, se espalhando hoje pela Europa, América do Sul e até mesmo Emirados Árabes. 

Veja a seguir, tudo sobre o esporte aéreo drone racing e entenda como a corrida de drones vem se tornando um esporte de alto destaque.

Aproveite e veja também: Os melhores Drones de Corrida.

Origem do esporte 

O esporte aéreo de corrida drone, surgiu a cerca de uma década atrás, onde os primeiros relatos oficiais de competições começaram a ganhar destaque em 2014 na Austrália.

Na Austrália, o evento ganhou o nome de Person View (FPV) Drone Racing, sendo destinado a pilotos de drones esportivos que se encaixam na categoria FPV.

No entanto, a corrida de drone em si só veio a se tornar de grande destaque quando aconteceu na Califórnia, Estados Unidos, no ano de 2015. O evento foi chamado de US National Drone Racing Championships e movimentou pilotos de todo o mundo.

Não foi à toa que, devido ao grande destaque que o evento nos EUA teve, em 2016 aconteceu World Drone Prix, um evento que reuniu mais de  150 equipes do mundo inteiro disputando o prêmio total de U$ 1 milhão.

Atualmente, o Drone Racing League é hoje o maior evento de corrida de drones do mundo, reunindo quase todos os anos equipes do mundo todo, sendo um dos campeonatos mais buscados por aqueles que estão seguindo a categoria de drones esportivos.

Como funciona as corrida de drone FPV? 

Diferente da maioria dos esportes como corridas de carro, motos e outros, as competições de drones tem uma forma de acontecer bastante particular.

Toda a corrida ocorre especialmente em um circuito fechado, onde os competidores com suas máquinas devem fazer um trajeto pré-definido, ganhando a competição aquele que chegar no ponto final mais rápido.

As corridas geralmente são feitas geralmente à noite (para melhor visualização), onde os obstáculos e locais onde os competidores vão passar possuem marcações, devendo os pilotos realizarem manobras e movimentos ensaiados para seguir o caminho definido.

Antes da corrida, a empresa disponibiliza aos pilotos um simulador em FPV, para que eles possam treinar e conhecer um pouco do circuito e desafios que deverão enfrentar na corrida.

Inclusive, nesse momento da simulação, em alguns casos, alguns competidores considerados mais fracos são eliminados, ficando para competição somente os melhores pilotos.

Para que a plateia consiga ver os drones durante a corrida, cada máquina é coberta por centenas de leds com altos brilhos para serem visualizados durante o trajeto. Inclusive, cada drone possui uma câmera, essa que passará nos telões do circuito, para a plateia conferir.

Veja a seguir um vídeo mostrando na vida real uma competição de drone FPV:

FPV o que é? 

A sigla FPV significa “First Person View”, que na tradução em português quer dizer “visão em primeira pessoa”.

O termo FPV é usado hoje para classificar os drones que possuem essa tecnologia, permitindo o controle do equipamento através de óculos de realidade aumentada, tendo uma visão em primeira pessoa do equipamento, ou seja, como se estivesse dentro dele.

Ou seja, além do controle, que o piloto usará para direcionar, controlar a velocidade e dentre gerenciar o drone, nos modelos FPV, ele ainda terá uma visão em primeira pessoa, conseguindo mais precisão.

Os drones com essa característica, na maioria dos casos são ferramentas destinadas à competição ou até mesmo filmagens, pois permitem aos pilotos pilotarem em alta velocidade e realizar manobras complexas com maior controle e precisão.

Como funciona o FPV? 

Os drones do FPV funcionam diretamente através de imagens que são transmitidas diretamente do equipamento para o óculos de realidade aumentada usado pelo piloto.

Nesse caso, uma câmera leve e de alta qualidade é instalada no drone, capturando imagens em tempo real do ambiente ao redor e enviando através de um transmissor, para o receptor presente no óculos convertendo em imagem de vídeo.

As imagens, por serem transmitidas em formato de ondas de rádio, conseguem chegar ao óculos com uma baixa latência, ou seja, sem atrasos ou delays.

Além disso, principalmente nas competições, além de enviar o vídeo para o óculos do piloto, a frequência também é conectada em telas, para assim aparecer a mesma imagem em tempo real em telões, monitores e outros.

Lembrando que para o voo de drones FPV, principalmente no caso de competições, é essencial ter cuidado com interferências, devendo ser escolhida para cada competidor uma frequência com pouca ou nenhuma interferência.

Principais competições no Brasil

As corridas de drones no Brasil estão em pleno crescimento, existindo já algumas competições realizadas dentro do território nacional.

Isso porque, segundo o Sistema de Aeronaves Não-Tripuladas (SISANT), da ANAC, hoje existem no Brasil 93.729 drones cadastrados e, deste total, 52.906 são usados para uso recreativo e 40.823 para profissionais.

Ou seja, é um dos países do mundo que mais têm aeronaves cadastradas, sendo inclusive utilizadas como esporte, ganhando forte ascensão.

No Brasil, as principais competições são:

Liga Brasileira de Drone Racing (LBDR)

Hoje a LBDR é a principal liga de drone racing do Brasil, com diversas categorias para iniciantes e profissionais.

O evento é realizado primordialmente em São Paulo, porém, com competições constantes também a cunho regional, inclusive com premiações em dinheiro, equipamentos e brindes.

Drone Racing Brasil (DRB)

A DRB é uma organização que promove eventos de drone racing em todo o Brasil. 

Em todo o país, eles organizam campeonatos, workshops e demonstrações de voo, reunindo as pessoas que são amantes 

FPV Cup Brasil

O FPV Cup Brasil é uma competição anual que reúne os melhores pilotos de FPV do Brasil, sendo um dos maiores eventos do país para essa categoria.

O foco desse evento é justamente reunir os principais pilotos de drones de corrida, sendo hoje considerada uma das competições mais importantes do país.

Campeonato Brasileiro de Drone Racing (CBDR)

O CBDR é realizado anualmente e reúne os melhores pilotos do país. O evento geralmente acontece especialmente nas capitais do país, existindo workshops, demonstrações de voo, novidades do mercado e a presença de grandes competidores.

Principais competições no Mundo

A corrida de drone se tornou um esporte aéreo de grande destaque não só no Brasil, mas em todo o mundo. E, com a grande ascensão desse esporte, diversos novos eventos acontecem em todo o mundo.

Cada novo evento reúne milhares de pilotos amadores e profissionais, cada um em busca de conseguir premiações e reconhecimento.

Dentre os principais eventos de destaque mundial, podemos dar ênfase especialmente a:

Quais os melhores simuladores de corrida de drones que existem?

Se você quer se tornar um piloto de drone profissional, a primeira coisa que precisa ser desenvolvida são as suas habilidades de pilotagem.

E, com os simuladores, você consegue aprender todas as técnicas na prática, realizando manobras, controlando velocidade, direções e muito mais, antes de adquirir e colocar o equipamento em prática na vida real.

Além disso, e o melhor de tudo é que existem hoje já opções de simuladores bem completos, onde você pode começar agora a desenvolver suas habilidades. Os principais simuladores que existem, são:

Liftoff: FPV Drone Racing

Possuindo uma interface de jogo e sendo bastante intuitivo, o Liftoff: FPV Drone Racing é considerado hoje como um dos melhores simuladores de drones da atualidade.

Nesse jogo, você consegue ter uma experiência totalmente FPV com quad e mapas personalizáveis, além de que você pode conectar o seu óculos VR, para ter uma experiência muito semelhante ao voo de drones FPV.

Além disso, você ainda pode entrar em modo multiplayer com outros jogadores, conseguindo assim participar de torneios, campeonatos e muito mais.

Atualmente, um dos grandes benefícios desse simulador além da boa experiência oferecida, é o preço, saindo por volta de R$ 70,00 na Steam e disponível para computador. 

Veja a seguir um vídeo de apresentação deste simulador:

Clique aqui para conhecer mais e adquirir o Liftoff: FPV Drone Racing.

Uncrashed: FPV Drone Simulator

Outra excelente ferramenta para você que deseja aprimorar suas técnicas é o Uncrashed: FPV Drone Simulator, um simulador com experiência completa e única.

Nesse simulador de voo, você consegue ter uma experiência FPV, conseguindo conectar um óculos de realidade aumentada, além de  poder utilizar o radiomaster tx16s como controle remoto, tornando a experiência ainda mais completa.

Além disso, e um dos grandes diferenciais desse jogo é que você pode experimentar diversos cenários diferentes, podendo testar suas habilidades nos mais diversos tipos de voo, desafios e muito mais.

Por fim, uma das grandes desvantagens desse simulador para alguns usuários é que, você só pode jogá-lo com controle remoto, não sendo possível usar o mouse e teclado para controlar.

Hoje, ele é um dos simuladores mais baratos do mercado, custando menos de R$ 50,00, disponível exclusivamente para PC e podendo ser comprado direto na Steam.

DRL Sim 3.0 Drone Racing Simulator

Possuindo uma física e experiência bastante diferente da maioria dos outros simuladores disponíveis hoje no mercado, o DRL Sim 3.0 Drone Racing Simulator é um dos mais focados especialmente para quem deseja entrar no ramo da corrida de drone.

Primeiramente, já dentro do próprio simulador, você consegue estar fazendo cursos na vida real, ideal especialmente para iniciantes que estão tendo o primeiro contato com drones de corrida.

Vale citar também que dentro do DRL Sim 3.0 Drone Racing Simulator, você consegue realizar voos de corrida com outros multiplayers de todo mundo, como também, montar eventos programados para competições.

Você ainda pode conectar também o seu óculos de realidade aumentada e ter uma experiência FPV mais realista.

Por fim, você consegue encontrar esse simulador diretamente para PC e pode ser adquirido por menos de R$ 30,00 em lojas como Steam e Epic Games.

Velocidrone

Outra grande opção para você que deseja ter uma experiência completa no ramo das corridas de drone é o Velocidrone.

Esse simulador é um dos mais personalizados do mercado, sendo destinado especificamente para corrida de drone e compatível com os mais controladores USB do mercado.

Sem contar que o Velocidrone é um dos simuladores mais leves, conseguindo ser acessado por computadores mais fracos, inclusive.

Hoje, o velocidrone pode ser adquirido diretamente pelo site oficial da empresa, e você pode aproveitar agora e ter essa experiência completa.

Perguntas Frequentes 

Qual a velocidade de um drone de corrida?

A velocidade média de um drone de corrida pode variar conforme cada equipamento, existindo modelos que podem chegar a mais de 300 km/h, como é o caso do drone revelado pela Dutch Drone Gods e Red Bull, que conseguiu quebrar o recorde e atingir os 350 km/h.

A média de velocidade da maioria dos modelos do mercado circula entre 80 a 150 km/h.

Qual o valor de um drone profissional de corrida? 

O valor de um drone profissional de corrida pode chegar a altíssimos valores, variando conforme sua potência, acessórios, marca e muito mais. Um drone de corrida pode começar na média de R$ 3.000 e ultrapassar os R$ 20.000 a depender do modelo.

Conclusão

A corrida de drone é um movimento que vem crescendo exponencialmente nos últimos anos, sendo um dos esportes aéreos com mais tendência de crescimento.

E, se você gosta dessa área, essa é uma grande oportunidade para começar nesse esporte e aproveitar todo o potencial que ele possui.

Maria Meneses

Apaixonada por aeromodelismo e drones. Amo viajar, comer, escrever, tirar fotos e fazer filmagens aéreas. Trabalho comercialmente com drones.
Botão Voltar ao topo