Procedimentos Iniciais
O MINI SE é um ótimo drone da DJI, simples de operar, mas é necessário tomar alguns cuidados iniciais para que seu voo seja o mais perfeito possível em relação a segurança, respeitando as leis e também para que o divertimento seja exatamente como você quer, seja filmando seus momentos em família, práticas, paisagens ou até mesmo fazendo um vídeo qualquer.
Inicialmente, não falaremos sobre a parte técnica, vamos direto a parte prática, que é descobrir o que precisa fazer para iniciar o voo e partir para decolar. Então vamos lá!
Para iniciar qualquer voo é preciso ter um conhecimento básico de todos os itens que acompanham o drone, como rádio, baterias, fios, hélices reservas, alguns acessórios e o próprio drone. Então, para não restar dúvidas, vamos dar uma rápida passada sobre os principais itens: o rádio e o drone.
O rádio apresenta um botão home(rth) e um liga/desliga em lados opostos na face da frente. Em cima, temos o botão para tirar fotos e outro para iniciar as gravações. Todas essas funções, você também pode fazer pelo celular na tela do aplicativo, porém é mais fácil fazer no próprio rádio. Ainda temos as duas antenas, que são reais e não fictícias, então são extremamente necessárias. Na parte inferior temos os empunhadores, que facilitam no manuseio do controle e acoplam o celular. Abaixando-os você encontrará os sticks, que conectam nos botões de direcionamento. Na lateral, temos a fiação que irá conectar com o smartphone.Essa é uma breve descrição das funções do rádio.
O drone, é um equipamento leve, de 249 gramas, então, a princípio, não é necessário fazer o registro na ANAC (uso recreativo), que é recomendado a partir de 250 gramas. Porém, é importante que se faça esse registro, mesmo não sendo obrigatório, pois em algum momento você pode precisar fazer uma tomada de voo específico e só vai conseguir desbloqueá-la se estiver registrado na ANAC. Atrás do drone tem duas entradas, um para o carregamento da bateria e a outra para encaixar o cartão de memória. Aqui vai uma dica importantíssima, cartão de memória ultra, use sempre, pois o MINI SE precisa ter uma grande velocidade de processamento para poder funcionar. Coloque no mínimo uma memória de 32 giga. Se colocar abaixo disso, terá problemas e talvez nem chegue a decolar a aeronave.
Outra dica bem relevante, o protetor do ginbal, jamais ligue o drone com esse protetor acoplado, pois você irá forçar o ginbal e correr o risco de quebrar algum equipamento nessa região do drone. É muito simples de removê-lo, basta apertar o botãozinho abaixo dele e desencaixar o protetor. Fazendo isso, você irá encontrar a parte mais importante da aeronave, o ginbal. Esse ginbal do MINI SE tem 3 eixos e faz uma filmagem espetacular, você se surpreenderá com a qualidade de imagem, assim como com outros drones da DJI, que só produz aparelhos de alta qualidade.
Agora em relação a bateria. Ela fica acoplada atrás do drone, para retirar-la, basta apertar um “botãozinho” na própria bateria e puxá-la.
Uma vez que a bateria estiver no lugar correto e os suportas de hélices estiverem abertos, o drone estará quase pronto para decolar.
Agora que já conhece um pouco mais do rádio e do drone, vamos iniciar o processo de prática de voo.
Voltando ao rádio, com o smartphone já encaixado e o cabo conectado com o cabo correto, cabo para iOS ou android, aperte o botão de ligar. Aperte uma vez, solte, depois aperte novamente e segure até ouvir o sinal. A luz no rádio ficará piscando até que encontre o sinal da aeronave. Feito isso, agora ligue a aeronave. Há um botão embaixo do aparelho, e o processo de ligá-lo é o mesmo do controle. Assim que ouvir o sinal de ligado, coloque o drone em uma superfície bem plana, que ele irá fazer o reconhecimento da área por si próprio.
Depois disso, voltamos ao rádio, a luz que estava piscando fica acesa e o drone começa a piscar na cor verde, que significa que os dois já estão conectados.
Agora, ligue o celular e abra o aplicativo da DJI, que automaticamente, irá buscar o modelo do seu drone, que é o MINI SE, e já aparecerá o sinal da câmera. Já está quase lá.
O próximo passo é fazer a configuração inicial no aplicativo para que você possa fazer a decolagem. Na tela do celular, na parte superior esquerda, tem 3 pininhos, clique e depois clique em segurança. Abrirá uma tela com alguns itens importantes, mas por hora, só será necessário clicar no item de segurança, que está relacionado a altitude, distancia e retorno.
Por acaso você sabe qual a altitude máxima que pode voar no Brasil?
Pela legislação, não pode ultrapassar 120 metros de altitude. A aeronave voa mais alto que isso, porém, é sempre bom seguir as regras das leis para que não tenha nenhum problema durante e após o voo.
Depois de ajustada a altitude, ajuste a distância.
O Mini SE tem duas versões e cada uma dela atinge uma distância diferente. Há o DJI Mini SE CE, que é uma versão européia, que atinge no máximo 2500 metros de distância. No Brasil, é usado a versão Mini SE FCC, exatamente a mesma versão americana, que tem um pouco mais de flexibilidade voo, chegando a 4000 metros de distância. Mais uma dica importante, verifique sempre a versão do seu MINI SE antes de realizar a compra, e priorize a versão FCC.
Bom, no item distância do seu aplicativo, você pode colocar “sem limites”, mas se você está iniciando, recomenda-se colocar uma distância menor. Se você colocar 2000m, o drone não ultrapassará essa distância, ou seja, você trava a distância que será percorrida.
Configurar o retorno automático(rth) também é importante. Porque é importante?
Quando o drone já está voando, passa um tempo e você se distrai por qualquer razão e a bateria começa a ficar fraca, o drone envia o sinal para o rádio, informando que precisa retornar a base, e entrará em sistema de retorno automático. Ele irá voltar do lugar que estiver e pousar exatamente no mesmo ponto de decolagem sem você precisar fazer nada. Mas também existe a opção de você forçar o retorno, basta apertar o botão Home.
Outra dica importante, é necessário configurar a altitude que seu drone irá voltar, mesmo sendo por retorno automático ou após um retorno forçado. Para isso, defina no aplicativo esse valor. uma boa média é em torno de 80 metros de altitude, dessa forma não haverá obstáculos na frente da aeronave, pois assim que o retorno é iniciado, o drone vem em uma reta só.
Nessa mesma tela de segurança, um pouco mais adiante, tem uma regulagem chamada bússola. Antes de cada voo, clique no item de calibrar e depois iniciar. Assim que iniciar, gire 360 graus o drone, fazendo um movimento de rotação, até que o desenho do drone, na tela do aplicativo, fique na vertical. Faça o giro na vertical também. Espere o sinal de ok da bússola, após isso, seu drone estará preparado para decolar. Pra que isso é feito?
Para que o drone entenda, que ali é seu ponto inicial, sua base. Será para lá que todo retorno será feito.
Agora seu drone já está sintonizado e pronto para fazer o voo em segurança.
A decolagem é feita empurrando os dois sticks para o centro, assim o motor irá ligar. Direcionando o stick da esquerda para cima, o drone irá decolar e estacionar na altura de aproximadamente um metro e ficará esperando seus comandos. Esse stick da esquerda comanda a altitude e giro no próprio eixo do drone. Direcionando para cima, sobe, para baixo, desce, para a esquerda ou direita, gira. É muito fácil, você não encontrará nenhuma dificuldade. O stick da direita controla a direção.
É muito simples de voar.
Durante o voo, você poderá apertar os botões que estão na parte de cima do controle. O botão do lado esquerdo grava e se quiser parar de gravar, aperte novamente que a gravação para. O botão do lado direto tira fotos, basta clicar e escolher o melhor momento.
É isso. Agora pegue seu DJI MINI SE e divirta-se.
Conclusão
Para concluir, o drone DJI MINI SE é simples, leve, estável, pequeno e tem um tecnologia impressionante. Vale muito a pena o investimento. Se estiver procurando um drone para comprar, coloque em sua lista de opções.
Todas essas informações, podem ser visualizadas, no vídeo anexado logo abaixo. GUIA PASSO A PASSO:
Novo no Mestre dos Drones? Leia também: Tutorial para droneiro iniciante