Novidades

Plataforma inovadora AirSim da Microsoft treina drones autônomos em mundos virtuais

O objetivo da Microsoft é acelerar voos autônomos e fomentar a industria. A plataforma se chama Projeto AirSim da Microsoft, e ela está oferecendo um ambiente virtual para treinar drones autônomos antes do seu primeiro voo real. Ele usa milhões de cenários de voos virtuais realistas.

A tecnologia de ponta do projeto AirSim tem a capacidade de testar todos os cenários possíveis do mundo real previamente, ensinando o drone autônomo a voar em condições adversas do mundo real, tudo isso no mundo virtual, antes mesmo de realizar o primeiro voo de verdade.

Nesses metaversos, os modelos de inteligência artificial aprenderão a reagir a inúmeras variáveis ​​como fariam inevitavelmente no mundo físico. Como voar com chuva, granizo ou neve. Ou ainda, testar como altas temperaturas e ventos fortes afetariam a vida útil da bateria. E ainda, em outros cenários de voo, como por exemplo em uma inspeção de usina eólica, será que a câmera do drone detectaria os braços de uma turbina em um dia nublado tão bem quanto em um dia com boas condições de voo, em um dia ensolarado.

O projeto é executado no Microsoft Azure, um ambiente ideal para quem precisa desenvolver um novo drone autônomo. Nele existem ambientes realistas, modelos de inteligência artificial e aprendizado de máquina para executar milhões de voos em segundos. A plataforma permite que uma infinidade de cenários possíveis em voo sejam testados pelo drone-autônomo antes de alçar voo no mundo real, evitando assim inúmeros eventuais problemas possíveis em voo.

O plano da Microsoft com a plataforma AirSim é que o projeto seja usado para treinar os drones para tarefas bem específicas, tais como entregas, mobilidade área urbana, inspeção de infraestrutura aérea. O mundo virtual dado no treinamento corresponderá sempre a versão do mundo real em que o drone irá atuar.

O amadurecimento desta tecnologia permitirá num futuro próximo, a transformação de muitas industrias e possibilitarão muitos cenários aéreos, e abrirão um leque de cenários de trabalho, como inspeção de linhas de energia, entrega de mercadorias e medicamentos.

Segundo o vice-presidente corporativo da Microsoft para Incubações de Negócios em Tecnologia e Pesquisa, Gurdeep Pall, o Projeto AirSim é uma ferramenta crítica que une o mundo virtual e o real. Mostrando todo o poder do metaverso para a industria, onde as empresas poderão construir, testar e aprimorar soluções virtualmente antes de coloca-las em uso no mundo real.

O AirSim nasceu em 2017, como um projeto de pesquisa da Microsoft. Neste período provou ter sucesso e a Microsoft transformou em um projeto comercial. E para contratar a plataforma será necessário entrar diretamente em contato equipe AirSim.

Dentre as vantagens do AirSim, estão:

  • Simulação de alta fidelidade
  • Dados em qualquer escala
  • Modelos de Inteligência Artificial (IA) pré-treinados
  • Aceleração do desenvolvimento com blocos de construção de IA personalizáveis e pré-treinados
  • Plataforma de ciclo de vida completo, possibilitando os produtos chegarem ao mercado mais rapidamente com um ecossistema completo para desenvolver, treinar, validar e implantar

Conclusão
Avanços em computação e inteligência artificial, tecnologia de sensores estão iniciando a transformação e a forma como pessoas e bens serão transportados num futuro próximo.

Crédito da Imagem: Microsoft / Fontes: news.microsoft.com, pcmag.com

Maria Meneses

Apaixonada por aeromodelismo e drones. Amo viajar, comer, escrever, tirar fotos e fazer filmagens aéreas. Trabalho comercialmente com drones.
Botão Voltar ao topo